Atividades Media Smart Digital
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O que é um anúncio?
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- As funções da publicidade;
- Identificar a publicidade no nosso meio;
- O direcionamento e colocação de anúncios para públicos específicos.
Resultados de aprendizagem
- Compreender as diferentes utilizações da publicidade – vender , informar , persuadir.
- Compreender que a publicidade pode ser encontrada fora dos media tradicionais.
Atividades
Dividir vários exemplos de anúncios em três grupos de acordo com a sua principal finalidade (dar informação / persuadir a comprar um produto / promover um ponto de vista).
Materiais facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos de publicidade em vários formatos;
- Ficha de Exercício para impressão;
- Cartões para impressão com diferentes funções da publicidade.
Idade
8-10 anos.
Ligações curriculares
Brevemente.
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Localiza o anúncio
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- As funções da publicidade;
- Identificar a publicidade nos vários media;
- Introdução à terminologia dos anúncios digitais, bem como as suas convenções e locais;
- Identificar os formatos de Media digital.
Os resultados da aprendizagem
- Compreender as diferentes utilizações da publicidade, vender, informar ou persuadir;
- Compreender que a publicidade pode ser encontrada fora dos media tradicionais;
- Compreender que a publicidade pode ser encontrada nos media digitais.
Atividades
- Identificar e partilhar experiências com anúncios em diferentes media;
- Localizar vários anúncios em sítios na internet (banners, anúncios em jogos, etc.).
Ligações curriculares
Brevemente.
Idade
8-10 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos de publicidade em vários formatos;
- Fichas de Exercício para impressão.
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O que aparece num anúncio digital?
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- A composição e as características dos anúncios digitais simples (banners e pop-ups);
- Entender como as palavras, imagens, cores, design e interatividade são combinadas para criar efeitos persuasivos.
Os resultados da aprendizagem
- Aprender a ler imagens, palavras e características interativas na publicidade online;
- Identificar qual é o público-alvo de um anúncio;
- Aprender terminologias específicas.
Atividades
- Ler um anúncio e debater como é que as imagens, palavras e elementos interativos são utilizados;
- Sugerir possíveis aperfeiçoamentos para o design de um anúncio.
Ligações curriculares
Brevemente.
Idade
8-10 anos.
Materiais Facultados
-Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos de banners e pop-ups;
- Ficha de Exercício para impressão.
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As marcas na internet
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- Os diferentes formatos dos sites das marcas e os seus propósitos;
- Como as marcas usam as técnicas das redes sociais.
Os resultados da aprendizagem
Entender como os sites reforçam o reconhecimento e atratividade das marcas.
Atividades
- Pesquisar um site de uma Marca;
- Criar um Criar um “ sítio web humano” com as respetivas hiperligações.
Ligações Curriculares
- Participar em debates (PORTUGUÊS);
- Responder às diferentes categorias de significado na língua portuguesa;
- Reconhecer as escolhas que devem ser feitas (formação cívica/cidadania).
Idade
8-11 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos de produtos com marcas;
- Imagens de sites de marcas e hiperligações para as suas páginas.
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As marcas na internet
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
Os diferentes formatos dos sites das marcas e os seus propósitos.
Atividades
- Pesquisar um site de uma marca não comercial;
- Criar um “sitio web humano” com as respetivas hiperligações.
Os resultados da aprendizagem
Entender como os sites reforçam o reconhecimento e atratividade das Marcas.
Ligações Curriculares
Brevemente.
Idade
8-11 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Logótipos de Marcas não comerciais;
- Imagens de sites de Marcas não comerciais e respetivas hiperligações.
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Escolher o público-alvo
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- Como os anúncios digitais são destinados a diferentes públicos, incluindo crianças;
- As inúmeras técnicas utilizadas em anúncios digitais.
Os resultados da aprendizagem
- Reconhecer que diferentes anúncios digitais são dirigidos a diferentes públicos-alvo;
- Entender porque é que os anunciantes usam diferentes técnicas.
Atividades
- Debate sobre as técnicas utilizadas nos teus anúncios preferidos;
- Criação de anúncios para uma marca de leite com os materiais fornecidos (formato, público-alvo, imagem, slogan, texto do anúncio).
Idade
8-11 anos.
Ligações Curriculares
Brevemente.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos de anúncios digitais;
- Ficha de Exercício para impressão;
- Cartões para impressão com diferentes formatos, público-alvo, imagens, slogans.
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Vender Ideias
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- Como é que a publicidade digital utiliza as imagens, as palavras e o design para transmitir sentimentos e vender ideias / produtos;
- Identificar as estratégias utilizadas na publicidade digital.
Os resultados da aprendizagem
- Compreender como as imagens são utilizadas na publicidade digital de forma simbólica ou metafórica, a fim de criar um impacto emocional;
- Entender que o impacto emocional da publicidade é construído, e que é bem sucedido quando é transferido para o produto ou para a marca apresentada.
Atividades
- Debater as ideias ou sentimentos associados aos diferentes animais;
- Preencher uma grelha para analisar campanhas específicas que incluam animais.
Ligações Curriculares
Brevemente.
Idade
8-11 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos de anúncios que incluem animais;
- Diagrama de spray para impressão;
- Ficha de Exercícios para impressão.
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Vender Ideias
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- Como é que a publicidade digital utiliza as imagens, as palavras e o design para transmitir sentimentos e vender ideias / produtos;
- Identificar as estratégias utilizadas na publicidade digital.
Os resultados da aprendizagem
- Compreender como as imagens são utilizadas de forma simbólica ou metafórica na publicidade digital, a fim de criar um impacto emocional;
- Entender que o impacto emocional da publicidade é construído, e que é bem sucedido quando é transferido para o produto ou para a marca apresentada.
Atividades
Cria um anúncio banner para umas sapatilhas utilizando o material facultado (imagens, slogans, nomes e texto).
Ligações Curriculares
Brevemente.
Idade
8-11 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Imagens de ténis e animais para imprimir;
- Slogans, nomes e textos para imprimir;
- Criador de anúncios Media Smart.
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Dados Pessoais
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- Analisar as diferentes formas pelas quais as empresas adquirem as informações sobre os seus usuários;
- Considerações sobre a forma como esta informação é utilizada;
- Entender como funcionam os cookies.
Os resultados da aprendizagem
Entender como é que os dados são recolhidos e com que objetivo.
Atividades
- Examinar sítios na internet que façam recolha de dados pessoais;
- Atividade dramática sobre os cookies no computador.
Ligações Curriculares
Brevemente.
Idade
8-11 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Demonstrações de como as informações pessoais poderão ser recolhidas;
- Hiperligações para sites – Imagens que mostram as ideias chaves das lições;
- Cartões de impressão para a atividade dramática.
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Como é que os sites fazem dinheiro
COMEÇAR LIÇÃOTemas abordados
- Os alunos são induzidos ao racional económico que está por trás dos sites rentáveis;
- As regras de segurança são revistas tendo em atenção a partilha de dados pessoais online.
Os resultados da aprendizagem
Entender o racional económico dos conteúdos e atividades online.
Atividades
Criar uma ideia para uma nova aplicação para as empresas recolherem informação sobre os seus usuários nas redes sociais.
Ligações Curriculares
Brevemente.
Idade
8-11 anos.
Materiais Facultados
- Lição na internet/páginas para o quadro;
- Exemplos das diferentes aplicações utilizadas para exploração de dados;
- Ilustração das formas como os sites vendem espaço publicitário e informação;
- Hiperligações para as orientações governamentais de segurança na internet.
Atividades Bónus
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Lição extra 1
COMEÇAR LIÇÃOTemas Abordados
- As funções da Publicidade;
- Identificar a Publicidade no nosso Ambiente.
Resultados da Aprendizagem
- Compreender os diferentes usos da Publicidade, para vender, informar e persuadir;
- Compreender que a Publicidade pode ser encontrada fora dos meios tradicionais.
Atividades
Agrupar os anúncios em três grupos de acordo com a sua finalidade principal (fornecer informações / persuadir a comprar um produto / promover um ponto de vista).
Ligações Curriculares
Em breve.
Idade
8-11 anos.
Recursos Fornecidos
- Recursos disponíveis em http://digital.mediasmart.com.pt/pt/;
- Seis exemplos de publicidade digital disponibilizados nos ecrãs;
- Possibilidade de imprimir folhas de atividade.
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Lição extra 2
COMEÇAR LIÇÃOTemas Abordados
- Identificar a publicidade dentro de uma série de meios;
- Apresentar a terminologia para anúncios digitais, as suas convenções e localização;
- Identificar os formatos de media digital.
Resultados da Aprendizagem
- Compreender que a Publicidade pode ser encontrada fora dos media tradicionais;
- Compreender que a publicidade pode ser encontrada nos media digitais.
Ligações Curriculares
Em breve.
Atividades
- Identificar e partilhar experiências de anúncios em diversos meios;
- Ver e discutir os vídeos da Campanha Flash Mob da TAP.
Idade
8-11 anos.
Recursos Fornecidos
- Ligações disponíveis em http://digital.mediasmart.com.pt/pt/;
- Possibilidade de imprimir folhas de atividade.
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Lição extra 3
COMEÇAR LIÇÃOTemas Abordados
Diferentes tipos de sites de marcas e os seus propósitos.
Como as marcas utilizam as redes sociais.
Resultados da Aprendizagem
Compreender como é que os site reforçam o reconhecimento da marca através do apelo.
Atividades
Investigar um site concreto de uma marca.
Junte-se a Campanha Publicitária da TAP , aprendendo um pouco da sua dança.
Ligações Curriculares
Em breve
Idade
8-11
Recursos Fornecidos
Conteúdos disponíveis na página http://digital.mediasmart.com.pt/pt/
Imagens de produtos de marca.
Print Screens de sites e links para páginas.
Possibilidade de imprimir folhas de atividade.
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Lição extra 4
COMEÇAR LIÇÃOTemas Abordados
- Como os anúncios digitais são dirigidos a diferentes públicos, incluindo crianças;
- O leque de técnicas usadas em anúncios digitais.
Resultados da Aprendizagem
- Reconhecer que os diferentes anúncios digitais são dirigidos a diferentes públicos alvo;
- Compreender a razão pela qual os anunciantes utilizam diferentes técnicas.
Atividades
- Discussão das técnicas utilizadas nos anúncios favoritos;
- Criar um anúncio para o leite com os materiais fornecidos (formato, audiência, imagem, slogan, texto do anúncio);
- Identificar e discutir as razões para os formatos e imagens utilizadas na Campanha da TAP.
Ligações Curriculares
Em breve.
Idade
8-11 anos.
Recursos Fornecidos
- Exemplos de anúncios digitais;
- Listagem de anúncios, públicos, técnicas utilizadas e razões pelas quais o anúncio é apelativo;
- Cartões para imprimir com diferentes formatos, audiências, imagens e slogans.
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Lição extra 5
COMEÇAR LIÇÃOTemas Abordados
Como é feito um anúncio digital
Resultados de Aprendizagem
- Compreender um determinado tipo de anúncio na Internet - “ Flasmob”;
- Como são desenvolvidas as estratégias e os critérios on-line;
- Entender o processo de realização de uma campanha digital, e as diferentes funções das pessoas envolvidas.
Atividades
- Ver as entrevistas com o pessoal da Saatchi & Saatchi;
- Desenvolver e apresentar um pequeno trabalho com uma campanha publicitária.
Ligações Curriculares
Em breve.
Idade
8-11 anos.
Recursos Fornecidos
- Briefings;
- Entrevista a Gilda Luís – Marketing – Head of Communication & Brand Management da TAP.